Eu queria poder te ajudar, mas está além do meu alcance... teria tanta coisa pra te falar, na boa, sem nenhuma segunda intenção... agora que estou no meu equilíbrio de sempre, me reconhecendo, sabe do que estou falando. Sempre mantive uma postura imparcial, comedida. Nunca advoguei em causa própria. Coisas que o bom senso prevê, como se diz: a sabedoria popular.
Me permito voltar a escrever meus pensamentos, já que vc aqui chegou, mas escrevendo agora de uma forma diferente. Nem sei se vc terá coragem de aqui voltar, pra olhar nesse espelho, mas então de qq maneira vou continuar escrevendo, que é o que meu coração está pedindo, dessa vez pedindo que seja uma forma de auxílio, que vc de alguma forma buscou e não teve tempo de ter. Quem sabe eu ajudo a botar um pouco mais de juízo nessa cabeça, como no passado, que eu não deixava vc fazer tanta besteira, botava um freio em vc... até isso eu fazia, né? qts vzs te mandei pra casa? te lembrei das suas obrigações, que elas sempre estiveram em primeiro plano, eu tenho certeza que eu te ajudei a amadurecer, e tenho a consciência tranqüila a respeito disso.
Às vezes eu cogito que vc se arrepende de decisões pretéritas, que vc pensa que rumo a sua vida poderia ter tomado ao lado de uma pessoa como eu... com certeza vc teria ido mais longe, vc tb sabe disso... eu teria te mostrado perspectivas muito mais amplas ... e não te cobrado tanto. Mesmo agora, eu imagino tanta coisa que vc poderia ainda realizar, e vc todo baixo astral, com medo de pegar uma doença qq, ficando preso em casa... queria te dizer essas coisas pra te botar pra cima... vc ainda tem muita vida na sua frente, vc tem que ver isso, tem que querer isso. Mas como todo macho da espécie humana, é claro que vc não vai dar o braço a torcer e me dizer que no fundo isso te assombra, mas acho muito pouco provável que isso não atormente seu coração.
As famílias de um modo geral tb me preocupam... a juventude atual está tão perdida... vejo pelos adolescentes que vão dar nas emergências dos hospitais onde trabalhei, nas clínicas de desintoxicação, na própria internet, nas interlocuções que recebo de instituições de ensino. Qualquer profissional ligado a área humana e educacional, hoje em dia, está muito inquieto, pra dizer o mínimo.
Encontramos em grande monta expressões entre eles, os adolescentes, se nomeando substitutivos de vínculos familiares - se tratam de melhor pai, melhor mãe, cunhado, primo, irmão - qd não usando linguagem chula e denegrindo as relações, vou fazer isso com vc, aquilo outro, e isso NÃO é sinal de modernidade, ou uma reles brincadeira. É um sinal extremamente grave do quanto estão perdidos, mesmo que assim não o considerem. As palavras tem um significado maior do que parecem, principalmente no uso e costumes sociais. Por favor, não deixe de prestar muita atenção nisso que estou dizendo... é
MUITO sério.
Crianças, menores de idade, já freqüentando a noite, sob o beneplácito dos familiares, que não por mal, mas pq não enxergam a que expõem os seus num universo que ainda deveriam ser poupados, por conter conceitos e valores que não condizem com os verdadeiros valores de uma família íntegra, amadurecida. Se não por mim, qq outro profissional de formação sólida e séria poderia dizer o mesmo, que venha estudando as instituições familiares e escolares como um todo, mas um profissional com estrada, pode e deve ser consultado para ser ouvido... A juventude está envolvida precocemente, exposta ao álcool desmedido, como algo banal, comum, e não apresentado como uma substância controlada, que causa alteração dos estados de consciência, assim como determinado tipo de música, também... promovendo uma exacerbação precoce que a mentalidade púbere que não tem estrutura para codificar e bem estruturar como modelo posterior de conduta madura até no nível da expressão da sexualidade - troca maior da afetividade... E isso vai sendo repassado para as próximas gerações... Com a ausência de pelo menos uma discussão crítica nos lares e nas famílias, a respeito dos conteúdos e das mensagens implícitas ou explícitas nessas mídias de maior sucesso, mas sem conteúdo nenhum, que tanto atrativo exercem sobre essa juventude, preparando jovens mais conscientes para o mundo adulto menos frívolo e banal.
Sem querer usar de um exemplo dantesco, o caso da menina Eloá, que tinha a permissão desde a idade infante de se relacionar com um rapaz no mínimo 6 anos mais velho que ela, e que, dependendo deste hiato, inclusive legalmente falando, é quase um caso de assédio e ninguém viu a tragédia anunciada... o que um cara muito mais velho iria querer com uma menininha bem mais nova se não se aproveitar e abusar, física e emocionalmente falando? Vc acha que ela tinha o discernimento necessário para se proteger de um cara como aquele?
É tão óbvio que ela estava projetando nele o substitutivo afetivo do vácuo emocional familiar, apesar de aparentemente tão bem resolvida, tão linda, cheia de amigos, uma vida social plena, rindo sempre, estudiosa, responsável, etc... Mas clamando por afeto, qd deveria procurar por outro tipo de pessoa, que não pensasse tão pequeno, de uma forma que fosse a reprodução do mundo tacanho em que ela vivia. Ela deveria almejar outro universo mais rico para ela. Se tivesse um pai como vc por perto que pudesse mostrar isso para ela, que visse mais longe, que quisesse mais para as suas. Que fossem de verdade as suas princesas... e não fossem pro bico de qq um.
É uma lei da teoria geral da dinâmica das relações humanas, o que o senso comum chama de esqueleto escondido no armário. Passando-se inclusive para gerações subsequentes. O que nas igrejas mais sérias costuma-se tratar como quebra de maldições, na Católica Carismática eles tem uns rituais muitos bonitos, que já testemunhei, a convite, e na Pentecostal, também fui num culto muito belo. Cerimonias muito tocantes, lembro também um paciente do Antonio Pedro, rapaz de 19 anos, um touro, de família evangélica ultra-tradicional, que definhou em menos de 20 dias, com um mês de tratamento a mãe traz uma rezadeira, que disse que uma avó falecida estava tão preocupada com o neto que estava atrapalhando, e que a doutora (eu) tinha força pra ajudar, mas sozinha não iria conseguir, e que ela iria me rezar pra afastar a vó. Só sei que depois desse dia o rapaz só melhorou, e os médicos diziam que não tinha mais nada a fazer por ele. No centro de diálise teve outro caso assim, mas lá, tinha um anjo, que trabalhava, eu sempre lembrava o filme de Nicolas Cage, o nome dessa enfermeira era emblemático: "Esperança" ( é sério) um dos seres mais cheios de luz que tive o prazer de compartilhar uns poucos instantes da minha existência usufruindo da incrível capacidade de ser boa que ela tinha!
Cuida mais de quem está sob tua responsabilidade, elas estão precisando de mais atenção da sua parte que vc pensa, não foque tudo na sua preocupação com a sua doença. Acho que elas são seu maior tesouro para o mundo. Elas merecem mais, muito mais, inclusive que se resolvam as questões não faladas e não ditas, problemas guardados no fundo do baú, que de uma forma ou de outro, todo filho capta e sofre as conseqüências, mesmo dizendo que não estão percebendo nada. Mas é uma nota no colégio que cai, uma súbita mudança de interesse na vida, ou desinteresse no que antes era importante, mudança no círculo de amizades, às vezes, mais amigos que amigas... ou que tipo de garotos se aproximam das suas meninas, só os que dão status? prestígio? conversa mais com elas, existe mais pra elas, seja mais amigo delas, não um mero provedor... descubra elas de verdade, quem de verdade elas são... e não o quê nem quem vc pensa, o que é bem diferente, mas a pessoa real por trás da imagem que vc construiu dela...
Outros valores mais ligados ao humano, ao Cristo, deveriam ser a bússola...
Pense nisso.
Não se preocupe em ser moderno, mesmo que aparentemente seja o que todo jovem peça... ou que seu medo de envelhecer te leva nessa direção, querendo ou não, o tempo passa para todos nõs, disso ninguém escapa, faz bom uso dele...
Seja pai de verdade...mais do que vc pensa que vc já é...
e que vc encontre seu centro e ele seja de paz!
Shanti! OHM!!!! (para os hindus esse símbolo traduz o som da criação original do Universo - e essa vibração contida nesse som, traz todo o amor presente no ato da criação para junto de nós, shanti, quer dizer PAZ! OHM SHANTI! , seria mais ou memon a paz serena do momento de maior amor, de maior criação, de tudo e todo nós, uma centelha divina, por um ato de amor, dando origem a todos nós, irmãos em criação, num ato de amor! )
OHM!!!!!
ॐ